domingo, 7 de outubro de 2012

On ou off? Como está sua empresa nas redes sociais?


Não dá mais aceitar que em plena era digital as empresas não valorizem ou não percebam a importância das redes sociais para o sucesso ou o fracasso dos seus negócios. Ainda mais que o Brasil encontra-se em segundo lugar no ranking mundial de usuários do Facebook e conforme pesquisa Ibope o país possui 83,4 milhões de internautas.
Quem mais tira vantagens com as redes sociais são os clientes, porque dispõem de uma ferramenta de efeito viral que lhes proporciona voz e permite unirem-se a outros consumidores. A vantagem para as empresas está na manutenção de vínculo cliente-empresa, da transmissão de respeito e demonstração de importância pelos seus consumidores. É o marketing sendo utilizado para ampliar o conhecimento do consumidor sobre a marca, produtos e serviços oferecidos.
Entretanto ainda existem muitas empresas que estão despreparadas para a interação com seus clientes através das mídias sociais. Os tratamentos de reclamações são realizados na grande parte somente após ocorrer a exposição negativa da marca na internet.
Algumas empresas estão implantando o SAC 2.0 para tentar atender e aumentar relacionamento com o consumidor que está incorporado diariamente às redes sociais. Mas de modo geral, as empresas estão apenas no primeiro estágio do processo.
Não ignore seus consumidores,  aproxime-se deles, saiba ouvir e conversar com eles em qualquer tipo de situação, tanto nas críticas quanto nos elogios. Aquela pessoa que reclama é quem quer que sua empresa melhore para continuar sendo seu cliente.
Veja dois exemplos de comunicação, através de redes sociais, de forma criativa e inovadora com consumidores. O primeiro é uma resposta do Banco Bradesco ao seu cliente poeta e o segundo é a divulgação do Novo Uno.

Fiat lança ‘Monte seu Carro’ no Twitter


Para divulgar o Novo Uno a montadora lança ação no microblog e campanha em diversos portais do país


Nenhum comentário:

Postar um comentário