segunda-feira, 11 de junho de 2012

Motivação: Fator de influência para inovação


Por Felipe Pithan

Sendo a inovação um tema apresentado desde a década de 40 por Schumpeter, ainda assim é atual por não possuir um modelo único ou padrão a ser seguido para obtenção das respostas.   Por que existem algumas empresas que já conseguiram implantar uma cultura de inovação e outras que ainda tentam desenvolve-la ?
Não trarei a receita do bolo, porém apresentarei algumas boas práticas de incentivo à inovação. As empresas investem realmente em ações e processos estratégicos para torna-las mais competitivas, muitas das organizações possuem líderes com a consciência de que é necessário gerar valor por meio do capital intelectual de sua equipe. Dentre os fatores que influenciam a implantação da inovação a motivação tem especial atenção.
Os incentivos financeiros e contribuições são elementos motivadores importantes para a cooperação dos colaboradores para atingir metas, mas valores e prestações de serviços são subjetivos porque variam de indivíduo para indivíduo e, também, conforme a empresa. E estes são vislumbrados para o curto prazo. Portanto não são suficientes para a criação de um ambiente de criatividade. A criatividade e inovação da empresa devem ser perenes, um projeto a longo prazo.
Contudo, criar um ambiente que estimule a geração de novas ideias é fundamental, o desafio é proporcionar tempo disponível para os pensamentos da equipe. 
É muito comum recompensar ideias de sucesso e penalizar as que fracassam. Para o sucesso do desenvolvimento da cultura da inovação é preciso que não haja penalizações para as ideias fracassadas ou absurdastoda e qualquer ideia deve ser premiada. O time ficará motivado quando estiver à vontade para contribuir, sentir-se co-criador, responsável pelo sucesso ou pelo fracasso e gozar da glória da superação das expectativas do mercado.
Então, o que fazer? Os líderes são os responsáveis pela mudança, as atitudes de liderança é que incentivarão, motivarão e envolverão a equipe. Para inovar, os colaboradores devem ter tendência a criar e transmitir conhecimento, em vez de aversão a riscos.

Felipe Pithan atua no mercado financeiro, é bacharel em Administração de Empresas e pós-graduando em Estratégia e Inovação.

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